sábado, 28 de março de 2009

Campanha do Pijama, como ajudar...


Muitos me perguntam como contribuir, já respondi a alguns, então aqui vai um alinhamento das informações e um remember...


Prazo para inscrições: 31/03/2009

Prazo para envio: 30/04/2009


"Quem me conhece direito bem sabe que não sou de brincar com coisa séria... estou organizando uma campanha para arrecadar pijaminhas para os pacientes da Pediatria do Hospital Erasto Gaertner, onde a Heleninha faz o tratamento de combate a leucemia... se chama Campanha do Pijama.
O Hospital é tido como referência no tratamento de câncer, pois só trata disso... eles atendem mais de 80% dos pacientes pelo SUS de todo o Estado do Paraná e Santa Catarina... mais de 80 crianças e adolecentes. O quadro atual do Hospital é assustador, não param de chegar novos pacientes e a carência das pessoas que se encontram em tratamento lá chega a dar dó... para terem uma idéia, tem uma mãe de um pacientezinho que foi usar banheiro (com vaso sanitário, pia e espelho) pela primeira vez na vida dentro do Hospital... crianças que vão consultar com a roupa do corpo (por carência), que viajam de longe e tem que ficar internados por dias, sem roupas limpas para vestir ... O Hospital já tem o serviço de volutariado, mas não está dando conta... A alguns dias recebi um e-mail de uma colega para participar de uma Campanha parecida, lá em Portugal, mas ela não soube me dar detalhes, então pensei, posso fazer isso por algo que eu sei como funciona e uma realidade que vivemos... realmente é um desafio termos pijamas limpos todos os dias (pois a limpeza é primordial no tratamento, uma vez que o risco de infecção nessas crianças e adolescentes é altíssimo)... a Heleninha Graças a Deus consegue ter, mas vejo que muitos por lá não... Já presenciei crianças saírem do Centro Cirúrgico com um pijaminha surrado e amassado, de algodão duro de ressecado, do Hospital mesmo, que por vezes nem fecha mais... a Helena mesmo quando colocou o catéter fez isso, mas depois o trocamos...
Então, por meio do e-mail dessa nossa amiga enxerguei uma maneira de ajudar as crianças e adolescentes que fazem tratamento contra o câncer, e vou lançar a campanha para o Hospital Erasto Gaertner, onde a Heleninha vai... o que acham?

Lá na pediatria tratam de crianças de "0" a 16 anos... então os pijaminhas podem ser de qualquer tamanho... Acabei por lançar a Campanha no meu blog (aqui) no início de Março e já são mais de 26 pessoas inscritas e não param de aparecer pessoas para ajudar,,, mas como eu disse, são mais de 80 pacientes da Pediatria, a maioria entre 14 e 16 anos (M e G adulto) e precisamos de mais colaboradores... Existem detalhes sobre os pijaminhas que era bom se fossem notados:ser de tecidos leves (preferencialmente malha ou flanela);
de duas peças, com calça e camisa (manga longa ou curta);
a camisa deve ser preferencialmente de botões na frente (isso ajuda e muito na troca da peça, pois as crianças que fazem quimiterapia, tem um catéter instalado no peitinho, onde eles fazem a punção, para acesso ao sistema circulatório, onde ligam os equipos, os tais caninhos de medicação e se cada vez que precisamos trocar ficarmos desconectando os tais caninhos corremos o risco de infectar a criança);
Eles poderiam vir acompanhados de babadores, ou babeiros, como dizem as amigas portuguesas... de tamanhos diversos, para qdo a criança comer não correr o risco de derrubar sujeiras (principalmente líquidos) no catéter... ( Colocamos sempre na Helena)... podem ser simples ou requintados, dependendo da disponibilidade de cada uma...Caso vocês entendam a necessidade desta ajuda e queiram participar, por favor entrem em contato comigo, os pequenos pacientes e eu agradecemos de coração.


Eu confesso que não havia pensado em arrecadação monetária, como o pessoal do meu trabalho, entre outros, sugeriu, mas acho que se confiarem no propósito, é uma boa idéia... facilitaria a logística... sei que um pijama varia de R$30 a R$50,00... dependendo do material e tamanho... um babador de R$5 a R$10,00... uma cobertor simples de R$20 a R$50 Reais... Mas independente do preço, a ajuda, mesmo pouca de cada um seria no montante o bastante para alguém, certo?! Assim, passo minha conta para que possa fazer o depósito... como dinheiro na minha conta só entra dia 10 e 25, não terei problemas em distinguir o que é doação para a campanha... mas acho que seria interessante me avisar do depósito, ok?!


Agência: 3878 Conta: 29464-8 Banco Itaú
Meu endereço é: Rua Padre Oswaldo Gomes, 647 - Guabirotuba Curitiba/PR
CEP 81.510-100


Obrigada mesmo pela confiança... afinal nem nos conhecemos... mas podem crer que não lhes desapontarei!


Um beijo, Keli.

Um comentário:

Rosilda disse...

Meu nome é Rosilda, e eu conheci a campanha através da Lurdinha. Quero participar, mas como não tenho e-mail, vou me comunicar através dela. Já entreguei alguns pijamas pra ela e acredito q ela passará pra vc em breve. Tbém rezo pra Helena desde o dia em q vcs vieram pra Curitiba pra fazer o tratamento dela. Qualquer coisa fale com a Lurdinha q ela me transmitirá o recado
Rosilda