quinta-feira, 24 de junho de 2010

Torcer para o Brasil na Copa do Mundo


Me sinto lisongeada com a generosidade da minha amigona Larissa, que se encontra na Escócia, me ter deixado repassar essa ótima narrativa de como é viver num país tão frio (em todos os sentidos) tendo um coração quente de brasileira.

Lari, obrigada por deixar eu repassar aos amigos que acompanham o Blog.


Segue a narrativa:

"Ola caros amigos brasileiros!
Eu tinha contato que aqui as pessoas não estão muito preocupadas com a copa, mas não pensei que seria completamente ignorada. Meu Deus, qual eh a desses europeus, definitivamente eles não sabem fazer festa! Que saudades da copa em que passei no Rio de Janeiro, quando vejo aquelas fotos de copacabana da para medir o quanto sinto falta da emoção do povo brasileiro. No prédio onde trabalho a maioria são britânicos, seguidos por indianos, chineses e alguns poucos europeus do continente. Das Americas, alem de mim, tem mais uns 3 venezuelanos. Na Escócia, a copa do mundo tem a mesma importância que damos ao campeonato britânico de criquet, ou seja, não queremos nem saber. Não ha bandeiras, buzinacos, festa, horário diferenciado no trabalho, bolao, nem muitos comentarios...
O assunto mais recorrente na sala do cafezinho eh o vazamento de petróleo no Golfo do México. As poucas conversa sobre a copa, morrem logo, com algum comentário do tipo "eu não estou nem ai para essa Copa".
Até o jornal local só coloca noticias da copa na sessão de esporte, nenhuma notinha na capa, nem mesmo uma goleada de 7 x 0 merece destaque.
Até o Mac Donalds, que eh patrocinador da Copa, não fez qualquer tipo de promoção, decoração ou sanduiche novo por causa do evento. Na verdade eles estão mais preocupados com os Highlander games, que são competições tradicionais daqui, tem lançamento de pedra, tora, cabo de guerra e competição de gaita de fole. Coloquei algumas fotos no orkut dos jogos da minha cidade, mesmo com mal tempo estava lotado.
Pelo menos uma coisa serve de consolo, certamente a Escócia nunca vai sediar uma copa do mundo, ainda bem, pois ao invés de vuvuzela teríamos o som da gaita de fole o jogo inteiro... Entre nos, eu adoro gaita de fole, mas só nos primeiros 5 minutos, depois me canso do som estridente.
Hoje saiu uma reportagem sobre a proibição de uma loja de vender camisetas onde está escrito "qquer um menos a Inglaterra", a Inglaterra e a Escócia tem o mesmo tipo de rivalidade que Brasil e Argentina. Em resposta a essa camiseta, alguns ingleses estavam usando uma outra camiseta dizendo "a escocia nao estah jogando". Achei engraçado, finalmente uma brincadeira com espírito de futebol... Mas que nada, foi considerado uma tragédia, por causa desse "incidente", está a maior discuissao nas rádios e jornais sobre o comportamento racista que a copa está fazendo aflorar, e a desgraça que está se abatendo sobre o Reino Unido. Onde eh que essa onda do politicamente correto vai parar? Eh exagero querer enquadrar em crime de racismo alguém que usa/venda essas camisetas.
No dia do primeiro jogo do Brasil, o Luciano e eu fomos ao maior sport bar da cidade, eles colocaram uma telona do lado de fora que vai ser usada durante a Copa. Fomos com camisa do Brasil, bandeira, etc, pensei que seria uma ótima oportunidade para conhecer mais brasileiros na cidade, que nada! Nos fomos os únicos, coloquei umas fotos em anexo do bar no inicio, no final e da rua em frente ao bar logo que acabou o jogo. Aqui o jogo foi entre 19:30 e 21:30, um horário perfeito para assistir um jogo num bar. O ultimo jogo, combinamos com outros brasileiros de ir a um bar, conseguimos nos encontrar com mais 8 pessoas do nosso pais, sendo que 2 eram da marinha e que moram no Brasil, mas estavam em treinamento aqui no mar do norte.
Sempre escuto dizer que brasileiro eh como praga que encontramos em qualquer lugar, mas isso não eh valido para o norte da Escócia...


Bem, eh isso, só queria contar um pouquinho da experiência da copa do mundo em uma pais gelado, espero que todos estejam bem.





Beijos frustrados,Laryssa
(torcedora solitária)









Tadinha né?! Fazer o quê? Marcar férias daqui a 4 anos pra passar aqui!!
Um beijão a todas e obrigada por me visitarem... Keli.

5 comentários:

elisa disse...

Olá linda td bem com voçés espero k sim...
Então o nosso Portugal joga com o nosso Brasil amanhã ñ é verdade???
Portugal marcou 7 golos no outro dia mas com o Brasi não me parece(risos) espero k seja um bom jogo e jogado em portugés o k é o maximo bjs

Mônica disse...

Keli
Eu nem tinha acabado de ler e estava falando alto
tadinha! Não deve ser mole morar fora e não conhecer quase nenhum brasileiro. Eu nem iria.
Eu uso muito esta expressão atoa, pra qualquer coisa mais aflita
Estou no hospital aqui em BH com minha mãe. Mas ela torce pro Brasil mesmo com todo desconforto de asma.
com carinho MOnica

Mônica disse...

Keli
Já estamos em casa.
Será como vai ser o jogo hoje?
com carinho Monica

RABUGENTO disse...

Temos aqui vizinhos, "doutores" que adoram a Escócia.
Também sou descendente de escoceses e nem fui conhecer a terra de meus antepassados.
Não gosto de calor demais, mas gosto de verde e odeio temperaturas abaixo de zero. :)

Boa sorte para sua amiga que está lá no Mar do Norte, pena que não é o Mar do Norte de Rio das Ostras. :)

ana maria disse...

Cadê vc?????? Como vai Heleninha? Beijos